11/04/2008

Progesterona na música sertaneja - As Marcianas

 No Brasil, com exceção da MPB – onde os dedos dos pés e das mãos não são suficientes pra enumerar os lançamentos mpbísticos femininos do mês - , há poucas mulheres cantando. E muitas mulheres cantando mulheres.

Na música sertaneja, porém, elas não preenchem os dedos dos pés. Sula Miranda, Roberta Miranda, são as únicas que consigo lembrar que aventuraram suas botinhas brancas na poeira dos rodeios e firmaram-se, em certa medida, ao lado de monstros sagrados e profanos do cancioneiro sertanejo. E entre esse seleto grupo, reencontro As Marcianas.

 Dominique - As Marcianas

Ah....As Marcianas! A melhor dupla sertaneja feminina da América pós-bolivariana.
Perdi a conta das noites em que adormeci embalada pelos falsetes em uníssono de Adriana e Celina: vou te amarrar na minha cama/só vai fazer amor comigo ou Oh! Meu amado/por que brigamos/Não posso mais viver assim/sempre chorando, estremecendo a caixinha de som sintonizada na rádio Caiçara. Longe do mato, do pasto, mas perto de algumas tias vacas, a viola sertaneja me dá saudades de tudo que ainda não vi.

Celina, filha do grande João Mineiro - da dupla João Mineiro e Marciano, daí o nome As Marcianas, saca? - formou dupla com Adriana em 1981 e fizeram relativo sucesso até 1992 quando ganharam o Troféu Imprensa (o estranho Oscar da tv brasileira, que Silvio Santos apresenta e manda, pelos Correios, o troféu aos agraciados) pela lúbrica “Vou te amarrar na minha cama”. Nesse período, ganharam até prêmio Sharp e Canário de Ouro.

Na árdua tarefa de encontrar 20 sucessos de cantores díspares, tanto em gênero como em sucesso, a famigerada série Bis da EMI consagra e desencava cantores como Maria Bethânia, Raul Seixas, Alan & Aladin, Fernando Mendes, e trouxe uma edição histórica da dupla As Marcianas: além das clássicas “Vou te amarrar na minha cama”, “Dominique”, “Por que brigamos” (regravação da cantora Diana, aquela que o Odair José pegou); canções à João Mineiro e Marciano (“Nossa melodia preferida”, a divisão silábica delas é igualzinha a da antiga dupla), guarânias e pérolas como “Paineira do nosso amor”, “Vem cá, caminhoneiro” e “Carreta Feiticeira”.

Convido vocês ao auto-flagelamento sonoro:
Disco 1
01 Chuvas de verao
02 Nossa Melodia Preferida
03 Palavra de mulher
04 Raizes
05 So Deus sabe
06 Paineira do nosso amor
07 Solidao da gente
08 Vem ca caminhoneiro
09 Desamor
10 Xonado de novo
11 Depois de amanha
12 Voce é minha vida
13 Mentiras
14 Morrendo de amor por voce
Aqui



Disco 2
01 Noites mal dormidas
02 Porque brigamos
03 Alguem Que Me Lembre Você
04 Idioma do amor
05 Onde esta voce
06 Seducao
07 Fim de semana
08 Carreta feiticeira
09 Pedaços de amor
10 Amantes
11 Nosso bolero
12 Quando a saudade aperta
13 O mesmo homem
14 Dominique
Aqui

Blog Widget by LinkWithin

1 comentários:

eu quero uma roupa igual! bem futurista!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More