29/10/2010

Os Tincoãs - renda-se a pombagirice


Clara Nunes, Vinicius de Moraes e Baden Powell, Gilberto Gil, Elza Soares. Nas décadas de 1960/1970 a MPB incorporou  elementos musicais das religiões africanas - umbanda, candomblé, quimbanda - dando sentido ao termo "popular" de sua sigla. Na esteira da repercussão o grupo vocal Os Tincoãs incorporou ao seu repertório a musicalidade e o vocabulário das religiões de matrizes africanas.  

Formado inicialmente por Erivaldo, Heraldo e Dadinho os Tincoãs - cujo nome é originário de uma ave que habita o cerrado brasileiro - iniciou sua carreira em 1960 no programa da TV Itapoã "Escada para o Sucesso", interpretando canções, em sua maioria boleros, inspirados no sucesso do Trio Irakitan.

Em 1963 Erivaldo desligou-se do grupo e Mateus o substituiu que com os demais formaria a base principal do conjunto. Renovaram o repertório e partiram para adaptar os cantos de candomblé, sambas de roda e cantos sacros católicos, mas foram os terreiros de Candomblé que deram a base principal da musicalidade dos Tincoãs.

Em 1973 gravam o segundo disco produzido por Adelzon Alves, e o primeiro como representantes legítimos da música afro-baiana, este LP é um marco importante da música brasileira, não apenas pela qualidade das músicas, como também pelo arranjo com características de coral feitos a partir de canções oriundas dos terreiros de candomblé, tendo como base apenas quatro instrumentos: violão, atabaque, agogô e cabaça. 


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