Pelos idos de 1962 os Estados Unidos estava curado da febre do rock and roll. Os movimentos lúbricos de Elvis Presley, as performaces incendiárias de Jerry Lee Lewis e o embalo sacana de Fats Domino perderam espaço para o rock "gomalina" e açucarado de Neil Sedaka, Frankie Avalon, Paul Anka. O rock and roll deu origem a vertentes estilísticas: rock and roll, rockabilly, country-rock, surf rock, rock balada, twist, hully-gully...
A rebeldia foi abrandada, as guitarras diluídas pelos teclados e a voz rascante encoberta pelos maneirismos vocais. O rock and roll amadurecera ao incorporar elementos das bandas crooners cinquestistas? Ou tinha sido fagocitado pela indústria, embalado, pasteurizado e tabelado para a venda?
Nem um nem outro,o impacto comercial e cultural e seus ecos mundo afora e concluir que o rock está imbuído de uma tríade de significados (música, comportamento e mercado) capaz de abarcar no mesmo termo sonoridades tão díspares quanto a de Jerry Lee Lewis, Wanderléa e Them Crooked Vultures.
E na Itália de 1962 os ecos do rock vinham de uma figura sardenta, esmirrada e com agudos estridentes: Rita Pavone, com o single La Partita de Pallone. Os traços infantis e as letras de romance adolescente destoavam do rock/beat "feio, sujo e malvado" que crescia nas cidades portuárias da Inglaterra.
A rebeldia foi abrandada, as guitarras diluídas pelos teclados e a voz rascante encoberta pelos maneirismos vocais. O rock and roll amadurecera ao incorporar elementos das bandas crooners cinquestistas? Ou tinha sido fagocitado pela indústria, embalado, pasteurizado e tabelado para a venda?
Nem um nem outro,o impacto comercial e cultural e seus ecos mundo afora e concluir que o rock está imbuído de uma tríade de significados (música, comportamento e mercado) capaz de abarcar no mesmo termo sonoridades tão díspares quanto a de Jerry Lee Lewis, Wanderléa e Them Crooked Vultures.
E na Itália de 1962 os ecos do rock vinham de uma figura sardenta, esmirrada e com agudos estridentes: Rita Pavone, com o single La Partita de Pallone. Os traços infantis e as letras de romance adolescente destoavam do rock/beat "feio, sujo e malvado" que crescia nas cidades portuárias da Inglaterra.
ícone da cultura pop dos anos 1960, figura carimbada no Ed Sullivan Show, Rita Pavone enfileirou sucessos - Come te non c’è nessuno, Cuore, Datemi un martello, Che m'importa del mondo, Viva la pappa, Il geghegè - e abasteceu o rock sulamericano de versões e cantoras clones.
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