26/07/2010

Diana: Quando não existiam ansiolíticos

Massoquismo, fatalismo, auto-piedade. 

Esses adjetivos e adjacentes, até os idos da década de 60 e 70, ressoavam nas caixinhas de som afônicas sintonizadas nas rádios AM. Nos versos de (des)amor os cantores populares cantavam o lado oculto do brasileiro: a melancolia. Manchando a crença de que o brasileiro tem a alegria inscrustada em seu genoma.

De 1980 pra cá alegria e melancolia perderam espaço pra pro-atividade. Reclusão e açoitamento deram lugar a autovalorização e "volta por cima".
Enquanto Diana destilava contradições em seus versos (Tenho a impressão que do amor que uma dia existiu entre nós/ Hoje só resta uma chama apagando/ O medo de ficar só me apavora/ E eu me desespero/ Só me resta pedir sua ajuda/ Pedir que você não me deixe meu amor) como uma mulher choramingando na porta, de malas prontas, ameaçando ir embora mas desejando em seu íntimo ser impedida em gestos arrebatadores de paixão. O tecno brega diz O que pensa que eu sou?/ Se não sou o que pensou, me libera/ Não insista/ Vai viver um outro amor, numa tentativa desesperada de demonstrar força e amor próprio depois de um abandono. 

Diana, Odair José, Waldick Soriano e afins são do tempo em que não havia ansiolíticos - ou talvez não eram tão populares - quando se cutucava a ferida com o dedo sujo, sempre à flor da pele, se remoía a dor na ponta dos dedos. De quando não havia paz e felicidade na tarja preta.

Recomendo
Diana: foi tudo culpa do amor









* Curiosidades: Raul Seixas, sob o pseudonimo de Raulzito, foi produtor de Diana no começo da carreira. É autor de petardos romanticos como Fatalidade, Porque Brigamos, Tudo Que Eu Tenho e Canção dos Namorados e Ainda Queima a Esperança


Baixe seus níves de serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina e norepinefrina aqui.

faixas:
1. Uma Vez Mais
2. Amor Só Se Paga Com Amor
3. Lá Fora Faz Muito Frio
4. Esta Noite Lhe Digo Que Não
5. Estou Completamente Apaixonada
6. Meu Lamento
7. Fatalidade
8. Por Que Brigamos
9. Ainda Queima A Esperança
10. Canção Dos Namorados
11. Vivo Só Pensando Em Ti
12. A Música Da Minha Vida
13. No Fundo Da Minha Vida
14. Quero Te Ver Sorrindo
15. Tudo Que Eu Tenho
16. Um Mundo Só Pra Nós
17. Hoje Sonhei Com Você
18. Sinceramente
19. Você Tem Que Aceitar
20. Agora Que Sou Livre

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More