03/12/2010

Serotonina inundando os ouvidos – The Runaways

Rock pré-fabricado, engarrafado e pronto pra consumir ou uma boa banda de rock and roll?? Tanto faz.
A união do produtor musical Kim Fowley com uma banda de garotas de 16/17 anos de idade, instrumentalmente limitadas porém viscerais ajudou a resgatar a ousadia e sensualidade do rock. Com a particularidade que a mulher teria voz ativa na sua representação - mesmo com o dedo de Kim Fowley, os petardos do disco de estreia são de autoria de Joan Jett: Cherry Bomb, You Drive me Wild. Contudo, o trabalho de marketing e criação de Kim Fowley contribuiu para que a banda nunca fosse levada a sério por parte da imprensa.O público mais conservador também não engolia garotas tocando rock e cantando letras sobre sexo e vida nas ruas em alto e bom som. - Ei, garoto, qual é a sua? (...) Vou te ter, te agarrar até te machucar. 
Depois de Billie Holliday, Nina Simone e outras divas alternarem independência afetiva  - questão de sobrevivência para as negras dos tempos da segregação - e masoquismo; de Rita Pavone viver as turras com os pais que a proibem de ir  ao baile; Aretha Franklin e Tina Turner gritarem a auto-afirmação feminina e étnica; Joan Jett pôs a cereja do bolo no feminismo: sexo. 

Don't hold off, I need your lovin'
                                        Não se afaste, preciso do seu amor 
It's so hot, it feels like an oven
                                        Está tão quente, parece um forno
My head is all filled with crazy thoughts
                                        Minha cabeça está cheia de pensamentos loucos
When I come down I can't be fought.
                                      Quando eu chegar, não poderei ser derrotada.

Entre riffs, gritos e gemidos The Runaways mostravam que mulheres gostam de sexo. Sem vergonha e sem culpa. Igualando-se aos homens nos desejos e necessidades,  sem se colocarem como divinas  ou superiores, sem delongas como my heart it´s on fire e outras metáforas sobre lua aflita.
The Runaways são diretas e quentes. O debut é uma overdose de serotonina e estrogênio inundando os ouvidos, inflamando os sentidos,  deixando os mamilos dormentes e uma vontade doida de trepar.


  1. "Cherry Bomb" (Joan Jett, Kim Fowley) - 2:18
  2. "You Drive Me Wild" (J. Jett) - 3:22
  3. "Is It Day or Night?" (K. Fowley) - 2:45
  4. "Thunder" (Mark Anthony, Kari Krome) - 2:31
  5. "Rock & Roll" (Lou Reed) - 3:17
  6. "Lovers" (J. Jett, K. Fowley) - 2:09
  7. "American Nights" (M. Anthony, K. Fowley) - 3:15
  8. "Blackmail" (J. Jett, K. Fowley) - 2:41
  9. "Secrets" (Cherie Currie, K. Fowley, K. Krome, Sandy West) - 2:43
  10. "Dead End Justice" (S. Anderson, C. Currie, K. Fowley, J. Jett) - 7:01
 


 

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

pô, tia velha, como tu não me fala q estava ativa na era digital? eu acompanho todos os meus amigos, tu não seria exceção. já está no meu feed.

falando em garotas que destroem, conhece Girlschool? são influenciadas pela atitude das Runaways, mas a música está mais pra Motorhead do q qualquer outra coisa, daí minha preferência.

pulando pras carreiras solo, apesar da superioridade da joan jett, ainda prefiro as canções grudentas e radio friendly da lita ford.

por fim, tbm sou chegado em Vixen, q surgiu um pouco depois, em outro contexto, daí não sei se te agrada (hair metal!!!!!!). pena q elas não duraram muito e saíram de cena com um péssimo registro, totalmente influenciadas pela tosqueirice de Seattle (ops, será q esse comentário será bem visto por aqui?).

Esqueci de me identificar, mas assim fica até mais divertido. Será que tu consegue descobrir qual dos teu amigos te mandaria esse texto? Não vale entrar na minha conta do google pra descobrir.

Daee Régis!!
Ia falar do Girlscholl daqui uns posts.
Não conheço muito delas, mas to curtindo o primeiro album.

Entre a Joan Jett e a Lita, prefiro a Joan. Só nao sei se é por costume, pois fui saber da Lita há pouquissimo tempo.

Qual teu blog pra mim colocar na listagem?

WROOOOOOOOOOOOOOOOONG! huahuahuahua

pq vcs tem um blog chamado debora paixao?

É um endereço de testes para quando alteramos o layout do blog.
o endereço acabou sendo uma homenagem a minha mãe querida, que deus a tenha.

Grato pela leitura e pelo comentário, Tia Véia, gosto que as pessoas reajam, que me critiquem, que se sintam mal com o que escrevo, e é por isso que não retiro uma palavra do que disse, e que escreveria o mesmo texto quantas vezes fossem necessárias. Até me arrependo de não ter sido ainda mais violento. Musicar Aureliano? Por que não? Acho uma ótima ideia a tua. Se musicam até a Bíblia. Quer dizer que merda pode ser musicada, poesia de qualidade, não? É, eu não escuto Chico Buarque tomando café não, não me agrada muito a música dele, embora goste das letras. Aliás, tomando café não escuto nada. Mas se fosse escutar, escutaria um Brahms, meu músico preferido. Abraço pra Tia.

hah` amei a materia,Runaways é uma das minhas bandas favoritas

viva anos 80 ^^

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More