14/01/2011

Não dura até junho: Rock and Roll originals

Um enigma para as classes médias responsáveis pela dormência cultural, adaptou- se às exigências do mercado para chegar ao poder e vendeu a marca da inovação, quando na verdade designava algo pré-existente. Quando surgiu, muitos pensaram que era uma febre passageira, que não resistiria a duas ou mais estações. Poderia ser a Dilma, mas falo do bom e morto rock and roll.

Enquanto a presidenta ficou no corpo de Lula feito tatuagem, mudou o visual e amaciou o tom de voz para ficar mais amável aos necessitados e menos histérica aos remediados, renegou seu passado na luta armada; tornando-se praticamente um avatar de Lula; o rock and roll dos primórdios também era um novo nome para um velho ritmo: o rhythm and blues (R&B), começou com a voz macia e melodiosa de Fat´s Domino e acabou no estrondo da queda do avião onde estavam Ritchie Vallens, Bud Holly e Big Booper.

Na escalada ao poder Dilma agregou aliados inconciliáveis até então, reiterando a maior lição petista: no Brasil, ideologia é aquela palavra estranha da música do Cazuza. O rock and roll também chegou ao poder como uma manifestação delinqüente, um ritmo contestador que abalava a estrutura vigente, mas ao tomar de assalto as paradas da Bilboard o gênero foi lentamente domesticado, fagocitado, dividido em vertentes (rockabilly, twist, country-rock, surf rock, rock-balada), buscando formulismos e conseqüentemente, perdendo em espontaneidade até morrer em 1959 no acidente aéreo com Buddy Holly, Richie Valens e Big Booper.

Halley, Valens, Holly: fugazes como um cometa

Em meados dos anos 1950, o radialista norte-americano Alan Freed, sob o pseudônimo Moondog apresentava um programa de rádio (Mooondog's Rock’n’Roll Party) em Cleveland, Ohio, onde tocava gravações originais de & blues (R&B), ou seja, gravações de artistas negros, para uma audiência formada por jovens negros e brancos; e lançou mão do termo rock and roll em substituição a R&B para ampliar a aceitação por parte do público branco. Contudo, ao longo dos anos cinqüenta o rock and roll já não era um sinônimo de R&B, pois as regravações feitas por artistas brancos agregaram elementos do country & western diversificando a identidade do ritmo: muito sax tenor e piano, contrabaixos marcantes, bateria e guitarra ainda discretas.

Rock around the clock – trilha de abertura de Sementes da Violência (Blackboard Jungle) foi o marco que transcendeu o rock and roll de um mero ritmo musical a um estilo de vida que costurava música, comportamento e mercado. A relação entre o rock and roll e o comportamento já é velha conhecida, mas sua ligação com os ditames do mercado para muitos causa estranhamento, afinal, “rock and roll é rebelde, contestador”, dizem. É, meu caro amigo, após 2003 volta e meia questão semelhante é levantada: “como pode quem lutou pela liberdade e igualdade de direitos aliar-se aos inimigos de ontem?”.

De fato o rock foi rebelde durante o tempo em que a sociedade e a mídia tentaram conter a pélvis de Presley, assim como Lula e Cia também o foram enquanto estavam do lado de fora da estrutura. Refeita do impacto, a indústria fonográfica tratou de abrandar o caráter contestador e a sonoridade do rock and roll, assim o suingue de Fat´s Domino em Ain´t that a Shame, por exemplo,  perdeu a malícia na versão glicosada de Pat Boone.

A coletânea 50 Rock and Roll Originals reúne as dissonâncias ritmicas do gênero. Fats Domino representa a transição entre R&B (Fat Man) e rock and roll (All by myself); Only You (The Platers) e Wheel of Fortune (Cardinals) traduzem a faceta pré-adolescente e palatável do ritmo, I hear you knockin (Smiley Lewis) é uma pepita de sensualidade e Chuck Berry, bem, é rock and roll em estado puro.

Cria do R&B, o rock and roll procurou sair da sombra do mestre, conquistando sem demora a autonomia e autenticidade, desgrenhando os cabelos, perseguindo a harmonia entre o grito e o canto. Resta saber se Dilma também conseguirá destoar do coro. 



01 - Elvis Presley - Mystery Train
02 - Big Mama Thornton - Hound Dog
03 - Little Richard - Tutti Frutti
04 - Elvis Presley - You're A Heartbreaker
05 - Frankie Lymon - Why Do Fools Fall In Love
06 - Chuck Berry - Maybelline
07 - Fats Domino - Reelin' & Rockin'
08 - Bill Haley - Shake, Rattle, Roll
09 - Bo Diddley - I'm A Man
10 - Ray Charles - I Got A Women
11 - Elvis Presley - Baby Let's Play House
12 - Fats Domino - Little School Girl
13 - Elvis Presley - I'm Left, You're Right, She's Gone
14 - Little Richard - All Night Long
15 - Fats Domino - The Fat Man
16 - Robins - Riot In Cell Block 9
17 - Chuck Berry - 30 Days
18 - Crew Cuts - Sh'Boom
19 - Bill Haley - Rock The Joint
20 - Elvis Presley - Blue Moon Of Kentucky
21 - Dominoes - Have Mercy Baby
22 - Bo Diddley - Bo Diddley
23 - LaVern Baker - Jim Dandy
24 - Elvis Presley - Good Rockin' Tonight
25 - Fats Domino - Ain't That A Shame

01 - Bill Haley - Rock Around The Clock
02 - Ray Charles - See You Later Alligator
03 - Elvis Presley - Don't Care if The Sun Don't Shine
04 - Smiley Lewis - I Hear You Knockin'
05 - Little Richard - Get Rich Quick
06 - Drifters - Money Honey
07 - Clovers - Your Cash Ain't Nothin' But Trash
08 - Elvis Presley - Milk Cow Blues Boogie
09 - Bill Haley - Crazy Man Crazy
10 - Chuck Berry - You Can't Catch Me
11 - Cardinals - Wheel Of Fortune
12 - Amos Milburn - Chicken Shack Boogie
13 - Fats Domino - Mardi Gras In New Orleans
14 - Harptones - Life Is But A Dream
15 - Bo Diddley - Diddley Daddy
16 - Bill Haley - Burn The Candle
17 - Fats Domino - Every Night About This Time
18 - Elvis Presley - I Forgot To Remember To Forget
19 - Penguins - Earth Angel`
20 - Bill Haley - Rocket 88
21 - Little Richard - I'm Just A Lonely Guy
22 - Fats Domino - All By Myself
23 - Crows - Gee
24 - Elvis Presley - That's All Right Mama
25 - Platters - Only You



Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More